quarta-feira, 26 de junho de 2013

DIETAS

“Eis a vossa comida que vem chegando!” Hans Staden 
(obrigado a se anunciar assim pelos tupinambás que o aprisionaram)
Regra geral os seres irracionais seguem dietas monótonas. O bicho-da-goiaba, por exemplo. Ele, o tempo todo, regala-se unicamente do fruto da goiabeira, o qual, a propósito, lhe dá o nome. Ele é ele e suas circunstâncias. Em sua subsistência, o bicho vai conseguindo, ainda, que a casa fique cada vez mais espaçosa. E a coisa é assim desde o bicho-da-goiaba primordial até seus descendentes atuais. Nenhum deles, que eu saiba, já foi visto tomado de cacho pela bananeira.
Pela razão e pela ração, o homem é o grande contraste. Porque  temos arte (culinária) e engenho (de cana) criamos, para nós, inúmeros regimes alimentares, muitos deles contrariando os decretos-leis da Natureza. E, malgrado os destemperos, vamos abrindo cada vez mais o leque das opções alimentares. Num futuro próximo, cardápio de restaurante deverá ser algo parecido com catálogo de autopeças. Cada prato (a feijoada, quem diria) terá um número de cinco dígitos, mais dígito verificador.
Contudo, em defesa do onivorismo a que chegou, o homem tem lá seus argumentos. Que vão do epicurismo à terapêutica e do modismo à elegância, abrigando-se nesta última categoria os argumentos mais ponderáveis. Existe, no tocante ao assunto dieta, um caldeirão de (como diríamos?) motivações. E nele, com o perdão dos nutrólogos, eu meto a colher sem medo de engrolar.
Dieta zero – A dieta terceiro-mundista. Seus seguidores um dia irão à forra com os pantagruélicos ou não me chamo História Universal. Os pantagruélicos, por sua vez, já devem estar botando as barbas no molho, obviamente tártaro.
Dieta zero à esquerda – É a dieta zero com ortodoxia. Aqui caldos de caridade não entram. Seus adeptos, na corrida para esganar os pantagruélicos, talvez cheguem antes.
Dieta vegetariana – Nem é carne nem é peixe, mas é onde o sectarismo está presente. Uma incongruência, não?
Dieta rígida – Levada ao extremo pode ocasionar rigidez no seguidor. A tal rigidez cadavérica.
Dieta da lua – Vem sendo indicada para quem nasceu com a boca virada para a lua. Um maná de dieta.
Dieta do astronauta – A comida vem em bisnagas. É uma dieta redutora de peso, mas não garante o resultado quando da volta à gravidade.
Dieta pantagruélica – Inspirada em Pantagruel, o personagem do primeiro romance de Pantagurel que buscava os prazeres da vida. Os pantagruélicos, comparados com os comensais da Dieta, são fichinha.
Dieta (com “D” maiúsculo, significando assembleia política, parlamento etc.) - Ah, nesta o comer é grande cousa!

Nenhum comentário: